quinta-feira, 17 de junho de 2010

Histórico do FiloCom

O Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação desenvolve atividades de pesquisa e discussão de uma nova abordagem teórica e metodólogica para o campo das Ciências da Comunicação. O Núcleo é coordenado pelo Professor Ciro Marcondes Filho, do Deparamento de Editoração e Jornalismo. A sede do FiloCom fica na Escola de Comunicações e Artes da USP, Departamento de Jornalismo e Editoração. Os pesquisadores são estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorado a ECA, e ainda dos colaboradores.

O FiloCom é um núcleo aberto a todos os estudiosos de comunicação (pesquisadores, pós-graduandos, mestres, doutores, alunos de graduação) e desenvolve suas atividades a partir de módulos de trabalho instituídos periodicamente e com duração determinada.

Os pesquisadores estão preocupados com a discussão de autores, temas e propostas feitas pelos estudiosos da comunicação, filósofos, cientistas humanos, do Brasil e do exterior.
O interesse é o de contribuir para aprofundar os estudos de comunicação e desenvolver uma metodologia específica de trabalho de pesquisa em comunicação.

A atual linha de pesquisa se possui continuidade teórica e temática de proposições anteriores, especialmente aquelas ancoradas nas atividades de pós-graduação em comunicação da ECA-USP, que datam de 20 anos e que estiveram preocupadas em debater as formas de existência de uma esfera pública proletária (1981-1984), a Cultura de massas (1985), a Psicanálise da Comunicação (1987-1989), a nova teoria da comunicação (1989-1999).

Dessa produção teórica, discursiva e investigativa anterior resultaram diversas publicações, simpósios internacionais de comunicação, cursos, palestras e outras atividades conexas.O FiloCom é herdeiro intelectual do NTC – Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura, fundado em 1995 e extinto em 2000. Durante sua existência o NTC constituiu a Edições NTC, ainda em atividade, que publicou três obras na área e criou uma rede nacional de 11 núcleos congêneres nas principais cidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário