domingo, 29 de agosto de 2010

David Gunkel, o crítico da lógica dual, do "método" e da alteridade tecnológica no Seminário 10 anos FiloCom

David Gunkel, professor de comunicação da Northern Illinois University, é o convidado internacional para debater com especialistas brasileiros reunidos no Seminário “10 Anos de FiloCom: A Nova Teoria nos 44 anos de ECA”. Gunkel associa questões da comunicação a temas filosóficos como o questionamento da lógica binária, que, segundo ele, por ser uma ética antropocêntrica e metafísica, leva o pensamento ocidental a um beco sem saída. Já conhecemos a crítica a essas oposições binárias em Jacques Derrida. Para Gunkle, a escolha entre duas alternativas se origina na história do pensamento ocidental e esta dialética forma tanto as teorias quanto as práticas das tecnologias de comunicação e informação (TCI). Em vez das oposições “este ou aquele”, Gunkel sugere em todos os seus textos a abertura para uma multiplicidade maior de possibilidades.

Gunkel é um pensador que associa dimensões filosóficas às TIC e chama a nossa atenção para nossa responsabilidade, enquanto estudiosos e praticantes da comunicação, para as variações da alteridade. Propõe que se “pense de outra forma” (Otherwise thinking), de uma maneira que não tome partido, que não defenda uma posição contra a outra, nem tente resolver as disputas existentes para negociar uma solução razoável. De forma semelhante à Nova Teoria e seu metáporo, Gunkel critica a palavra “método”, como algo que necessariamente “padroniza o pensamento científico”. Em lugar disso, ele sugere outros “modelos de acoplamentos”. Por isso, quando fala da questão da máquina, a estuda sob os ângulos da ética, da alteridade e da tecnologia. Para além de Emmanuel Levinas, ele se pergunta qual é o status moral de outras formas de alteridade, já que para a lógica as TIC não parece existir alteridades outras, mas apenas o fato de, do outro lado da tele, haver obrigatoriamente um ser humano.

No link é apresentada uma tradução feita por Ciro Marcondes Filho da Introdução ao mais recente livro de Gunkel, Pensar diferentemente (Otherwise thinking), Pudue Univ. Press, 2007, para que se possa ter uma idéia das posições do especialista norte-americano.

Assina: Ciro Marcondes Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário