terça-feira, 24 de agosto de 2010

Chamada de trabalhos e Texto Síntese Nova Teoria

10 ANOS DE FILOCOM: a Nova Teoria nos 44 anos de ECA
Seminário Nacional de Comunicação
22 a 26 de novembro de 2010
ECA-USP, São Paulo

O seminário “10 anos de FiloCom: a Nova Teoria nos 44 anos de ECA” (22 a 26 de novembro de 2010)é um convite à comunidade de pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação do país para que conheçam, comentem e discutam esta proposta original.

A Nova Teoria da Comunicação nasceu no Brasil. É a primeira proposta consolidada de uma ontologia (definição do conceito de comunicação) e de uma epistemologia (a proposição de um método novo, chamado metáporo) em nosso meio.

O que a Nova Teoria propõe é estudar o fenômeno comunicacional, o que acontece com as pessoas uma vez sujeitas ou expostas a fluxos de imagens, sinais, apelos e similares. Pelo fato de nenhuma orientação teórica brasileira ter se ocupado com isso até agora, nós chamamos atenção da comunidade de estudiosos, pesquisadores e professores de comunicação para este fato: é hora de começar a estudar o fenômeno comunicacional em sua própria ocorrência.

Para tanto estamos submetendo ao público especializado brasileiro a Nova Teoria da Comunicação. Esperamos, com este seminário, desencadear uma ampla discussão nacional sobre a natureza do evento comunicacional e seus efeitos sobre as pessoas.

Contamos com os seguintes nomes: Alice Mitika (ECA/USP), Alex Galeano (UFRN), Eugênio Trivinho (PUC/SP), Francisco Rüdiger (PUC/RS), Jairo Ferreira (UNISINOS), Juremir Machado da Silva (PUC/RS), Liv Sovik (UFRJ), Lucrecia D'Alessio Ferrara (PUC/SP), Norval Baitello Junior (PUC/SP), Luiz Martino (UnB), Marcos Fernando Lopes (FFLCH/USP), Maria Immacolata Vassalo Lopes (ECA/USP), Maria Paula Sibilia (UFF/RJ), Massimo di Felice (ECA/USP), Mayra Rodrigues (ECA/USP), Rose de Melo Rocha (ESPM/SP), Jose Teixeira Coelho Netto (USP). Nos temas: Conceito de comunicação; Investigação e pesquisa em comunicação; Comunicação e Tecnologia; Imagem e Corpo; Linguagem e Estudos Culturais.

O prazo de entrega dos trabalhos do Seminário 10 Anos de FiloCom é 30 de agosto.

Enviar as propostas para o email: filocom@usp.br

Para saber mais sobre a Nova Teoria e o evento acesse textoNOVA TEORIA.
Ou leiam mais sobre os conceitos da Nova Teoria no “O Dicionário de Comunicação” –Ciro Marcondes (org), Ed Paulus (2009)

Atenciosamente,
Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho
e o comitê científico do Seminário “10 anos de FiloCom: a Nova Teoria nos 44 anos de ECA”

***
Para Envio dos trabalhos:

Os textos deverão se dedicar à questão da comunicação, tendo em vista seus cruzamentos com a filosofia. Pede-se que os trabalhos sejam originais, produzidos por pesquisadores doutores, mestres, especialistas e estudantes.

Datas importantes:
30 de agosto - Prazo final para submissão dos trabalhos (23h59 horário de Brasília)
15 de setembro - Divulgação da lista dos trabalhos aceitos.

Normas de apresentação:
Os artigos devem ser enviados eletronicamente ao email filocom_usp@hotmail.com
Dúvidas poderão ser enviadas ao mesmo email.

O formato dos textos deve seguir as seguintes orientações:

Documento escrito em Word 97, com 10 a 15 páginas no máximo; fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 linha; margem esquerda de 3 centímetros, margens direita, superior e inferior de 2,5 centímetros. Citações recuadas devem ser redigidas em corpo 10, espaço simples. Tal formato equivale a uma média de 25 a 35 mil caracteres sem espaço.

Além disso, solicita-se:
- Apresentar título do texto, autor(es), titulação acadêmica e instituição, no início do documento.
- Incluir um resumo, de no máximo 15 linhas, e apresentar até cinco palavras-chaves.
- Informar currículo resumido e email (no máximo de cinco linhas) do autor/de cada autor, em nota de rodapé.
- Todo o artigo - incluindo resumo, texto, notas de rodapé, referências, currículos, imagens, gráficos etc. - não deve exceder as 15 páginas.

Os artigos aceitos serão publicados eletronicamente no site do FiloCom, em sua revista existo.com. Pelo menos um autor deve estar inscrito como participante do Seminário para apresentação do trabalho. Cada autor só pode submeter um trabalho, em autoria única ou co-autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário