O seminário inova trazendo na quinta à noite do evento (25 de novembro) o Workshop "Metáporos e sistemas em desequilíbrio".
A Oficina será ministrada na sala 204 do Prédio Central às 19h30 com duas horas de duração.
Terão direito a participar quem se inscreveu no evento até o dia 19 de novembro.
Resumo
A comunicação é acima de tudo um fenômeno estético. É com este pressuposto que a Nova Teoria se desdobra em referências ao universo das artes. Ela aponta para uma reestruturação da comunicação em torno das experiências sensíveis. Uma forma de comunicação que atua rachando o discurso, o signo, a estrutura. Um acontecimento que não é transporte de informações, expressão ou troca de significados. A comunicação existe somente quando ela escapa ao poder e quando se anuncia nela a impossibilidade: comunicação como dimensão existencial.
O desejo deste workshop é apresentar a importância de vetores estéticos para a realização de pesquisas comunicacionais (metapóricas) com a inserção de gradientes de aleatoriedade e indeterminação nos dispositivos de pesquisa. É importante pensar a atmosfera relacional e a produção de sentido como abertura do pesquisador para forças externas e imprevisíveis de seu objeto de pesquisa.
Num primeiro momento, alguns intercessores devem nos ajudar na concepção de uma comunicação apreendida em sua dimensão estética. Num segundo momento, sob a rubrica da “multiplicidade” enquanto categoria estética, abordaremos as pesquisas metapóricas como movimentos intuitivos sobre um território que beira o caos, que dele se apropria e gera um “argumento” diferencial na percepção.
Data: 25/11/2010 - Quinta-feira - Sala 204 Prédio Central - ECA USP
Nenhum comentário:
Postar um comentário